Uso De Anabolizantes
USO DE ANABOLIZANTES
Anabolizantes são substâncias derivadas da testosterona que tem indicação no tratamento de algumas doenças como câncer de mama e hipogonadismo (quando os testículos não produzem ou produzem pouco hormônio sexual). Esses esteróides ficaram populares na década de 70.
Por estimularem a produção de novas fibras musculares promovendo o ganho de massa muscular, são utilizados de maneira descabida para fins estéticos.
Devido a busca incessante pela estética corporal e por rápidos resultados, mesmo com as possibilidades de complicações, muitas pessoas recorrem ao uso dos anabolizantes, popularmente chamados de “bomba”.
Desse modo, quando usados indevidamente, podem trazer consequências para a saúde, disfunções cardíacas, hepáticas, renais, endocrinológicas e do sistema nervoso, infertilidade, atrofia testicular, acidentes vasculares, ginecomastia… Além de problemas menos graves como dores de cabeça, diarreia, acnes e lesões nos locais de aplicação.
Por vezes o quadro ainda torna-se mais agravado, pois vendem como um “anabolizante” de melhor desempenho o que é usado para cavalos!
Além das questões relacionadas à saúde física, temos que lembrar que a saúde mental está mais do que envolvida nesse contexto. Quem procura esse tipo de resultado rápido geralmente tem problemas de aceitação social, distúrbio de imagem e baixa autoestima. Ao uso desses hormônios a pessoa torna-se mais agressiva, com oscilações de humor constante, depressão… além de dar a falsa sensação de segurança, pois ninguém quer confrontar alguém musculoso certo?
Há mulheres que na ânsia de conseguir tudo ao mesmo tempo fazem uso desses juntamente com anfetaminas para perder peso e ao mesmo tempo ganhar massa muscular.
Bom… como sempre há uma razão para um assunto estar presente numa página sobre cirurgia plástica. E está! Já atendi por algumas vezes mulheres que tem próteses de silicone e iniciam um quadro de sinais e sintomas, passando a suspeitar da doença do silicone ou de síndrome Asia.
Mas como já conversamos por muitas vezes, o silicone pode sim estar envolvido em doenças, no entanto, temos que nos lembrar de excluir as outras causas de doenças e situações anormais de saúde. E já aconteceu de algumas dessas mulheres fazerem uso de anabolizantes!
Isso não quer dizer que elas não tenham a doença do silicone ou a síndrome Asia. Mas significa que o anabolizante pode ser a causa de alguns sintomas. Sendo assim, devemos nos lembrar de deixar o corpo com a suspeita da doença o mais “limpo” possível, sem estímulos, sem adjuvantes, para se certificar que a doença está instalada.
Eu não aprovo o uso de anabolizantes e oriento as pacientes sobre isso.
No caso de haver indicação de explantar, devemos estar cientes de que sem excluir os esteróides pode ser que a clínica relacionada inicialmente ao silicone não melhore. E saberemos o que ter de expectativa real diante do pós-operatório.
Doutora Fabiana Catherino